G3

Olá! Somos o Grupo 3 da disciplina de Tecnologias de Informação inseridos na turma T16! O grupo é formado pelo Luís Soares, Sara Santos e Rita Batista, alunos do 3º ano de Economia.

informatica.jpg

Quando não estamos nas aulas gostamos de nos divertir com os nossos amigos, sendo que o local em Lisboa mais divertido para se sair é o Bairro Alto… ah e o S. Peter em Aljustrel… ah grande Alentejo!

alentejo1.jpg

Adoramos andar de buggy (http://www.cmbuggy.com/ - os preços mais baixos do país) e de comer tostas de frango no café do David… são de resto os únicos escapes que temos quando não estamos a estudar Tecnologias de Informação… =)

g_s_moon_buggies.JPG

Relativamente à primeira apresentação acerca de conceitos fundamentais de SI, o grupo esteve bem na sua apresentação, estando à altura do desafio que lhes foi proposto, mesmo com o tempo de preparação reduzido que lhes foi disponibilizado. Conseguiram captar a atenção da turma onde resumiram os conceitos fundamentais deste tema.

A aula de Hardware também teve uma apresentação por parte do grupo 2, onde cada elemento se dirigiu aos grupos formados, dando a conhecer os elementos constituintes de algumas peças de hardware. O grupo no geral esteve bem.

No que concerne à nossa apresentação, com o tema Software, foi-nos proposto que fosse apresentada as diferenças existentes entre dois tipos de software, nomeadamente o Linux e o Microsoft Windows Vista. Contudo surgiu-nos alguns contratempos na apresentação visto não existir som na sala em que foi elaborada a apresentação, sendo-nos, assim, impossível reproduzir o video alusivo à matéria abordada.

Disponibilizamos então o link do video que não foi possivel de visualizar na aula de apresentação: http://www.youtube.com/watch?v=0-9vKDOdGI8&feature=related

Relativamente à aula de redes, o grupo começou a sua apresentação com um video, um pouco confuso de entender, mas que tinha como objectivo dar a conhecer o funcionamento das redes. Após a visualização do video, o grupo elaborou um jogo para a consolidação dos conceitos essenciais inerentes a esta temática, sendo este mais bem conseguido que a apresentação.

O grupo 5 ficou responsável por dar a conhecer à turma os conceitos essenciais de Internet e e-commerce. Para isto, o grupo, fez uma apresentação muito rudimentar acerca dos conceitos envolvidos, dando mais ênfase à apresentação de uma causa, apesar de esta não ser um ponto fulcral na matéria em questão. Contudo no geral, o resultado final é positivo.

O grupo 6 de longe, o grupo com melhor apresentação, acerca da Segurança, demonstraram conhecimento da matéria, interagiram com a turma, captando assim o interesse de todos para a matéria apresentada, o que permitiu consolidar os conhecimentos nessa área, e não sendo necessário a revisão dessa matéria para o mini-teste.

O grupo 7 apresentou o tema do planeamento estratégico de SI e Desenvolvimento de Software. A apresentação não foi muito bem conseguida, acabando por não se perceber quais os conceitos fundamentais. O jogo foi uma boa aposta.

O último grupo, o 8, fez a sua apresentação com base na ferramenta de dados Access, tendo estes uma dificuldade maior na apresentação, uma vez que os conceitos principais para o funcionamento desta ferramenta não terem,, sido abordados na prática, apenas a nível teórico. Contudo valeu pelo esforço que o grupo fez, tentando não deixar nenhuma questão por esclarecer acerca desta mesma temática.

Após a exposição teórica, as aulas até ao final do semestre passaram a uma abordagem prática que nos permitiu elaborar o trabalho (relatório) , no geral. Contudo existiram algumas falhas a nível do programa e que nos foram exigidas aquando da realização do trabalho que não podem ficar esquecidas. Por isso, o nosso grupo encontra-se de parabéns uma vez que foi desenvolvido um esforço enorme para a compreensão de certos conceitos, a fim de realizar o trabalho relatório com o mínimo de qualidade.

Boas Férias e Bom estudo! =)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License