G4

Olá a todos!!

Nós somos…

  • Rita Costa
  • Rita Figueiredo
  • Tiago Marques
  • Joana Afonso Matos

Somos alunos do segundo ano do curso de gestão!
Nos nossos tempos livres gostamos de…viajar, ler, escrever, ouvir boa musica, dançar, sair à noite, ir ao cinema, jogar ténis, ir ao ginásio, estar com os amigos, ver televisão, jogar computador e claro…estudar!!
Participamos no myspace, hi5, facebook…
O melhor sítio para sair em Lisboa é o Bairro Alto e o Lux!:) como uma grande parte do resto da turma….

OS NOSSOS CONTRIBUTOS E OPINIÕES SOBRE AS AULAS…aulas.gif

AULA DE CONCEITOS SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Na passada terça feira, dia 22 de Outubro, o grupo 1 da turma expôs à respectiva turma um dinâmico jogo sobre os conceitos gerais da TI, leccionados na primeira parte da aula. Foi o primeiro grupo a apresentar (corajosas!) e estiveram muito bem ao preparar um jogo em menos de 24horas que testou o conhecimento da turma no que toca aos sistemas de informação!Pena o nosso grupo nao ter ganho o jogo…

AULA DE HARDWARE

Ontem, segunda feira,dia 28, o grupo 2 da turma apresentou um interessante trabalho sobre o hardware, mostrando-o e explicando ,como por exemplo o bus, teclado, rato, disco rígido, entre outros. Muito bem conseguido por parte do grupo que conseguiu enquadrar e explicar todos os conceitos da matéria, esclarecendo todas as dúvidas.É muito mais fácil aprender quando relacionamos os conceitos a imagens!

90F74_3.jpg

AULA DE SOFTWARE
Na terça passada, dia 29 de Outubro foi o dia de apresentação do grupo 3 e o tema de trabalho foi sobre software. a apresentação foi boa e a ideia de um jogo do tipo Buzz para testar os outros colegas foi boa mas o número de alunos por
grupo fez com que muita gente não tenha podido participar. Ainda falta arranjar uma solução para este senão. Não deixou, no entanto de ser divertido.

linux-vs-windows.jpg

AULA SOBRE REDES DE COMPUTADORES

Bem, esta foi a nossa aula! Optámos por vos mostrar um filme sobre como funciona a internet, para perceberem melhor o que acontece quando carregamos numa ligação.Deixamos aqui o link do filme (tem duas partes) para poderem rever com mais calma, vale a pena! Para além do filme, criamos um jogo do tipo puzzlle sobre as estapas deste percurso. Houve um grupo vencedor (parabens!!), o jogo era complicado por isso deixamos aqui as etapas ordenadas do jogo para poderem rever, e conferir com o filme!

O QUE ACONTECE QUANDO CARREGAMOS NUMA LIGAÇÃO?

  1. IP empacota,rotula com endereço do remetente, endereço de destinatário e tipo de pacote e despacha essa informação.
  2. Pacote recebe endereço Proxy.
  3. Pacote é enviado para Rede Local.
  4. Router lê endereços dos pacotes e, se necessário, manda-os para outra rede.
  5. Pacotes entram na internet da emresa em direcção ao Switch.
  6. Pacotes passam pela interface da rede.
  7. Proxy procura endereço Web (URL).
  8. Pacotes sao filtrados nua Firewall.
  9. Router recolhe pacotes e coloca na Banda Larga.
  10. Pacotes entram no Mundo da Internet.
  11. Pacotes viajam através de satélites, linhas telefónicas, comunicações aéreas e cabos transoceânicos.
  12. Pacotes sao filtrados numa Firewall.
  13. Pacotes passam pela Interface para serem erguidos ao servido Web.
  14. Pacotes sao recebidos abertos e desempacotados.
  15. Informações enviads para aplicação do servidos Web e pacote reciclado.
  16. Pacote reciclado preenchido com as informações que solicitámos.
  17. Caminho de volta ao nosso computador!

Aqui esta o link do video…
http://www.youtube.com/watch?v=QTdR6SnE0zQ

2º parte do video:
http://www.youtube.com/watch?v=ZG2rLXkR0ZI

Esperamos que tenham gostado!:)
multinivel%20trabajar%20trabajo%20casa%20oficina%20multilevel%20red%20internet%20network%20marketing%20redes.jpg

AULA SOBRE INTERNET E-COMMERCE

Na passada segunda feira,12 de Outubro, o grupo apresentou à turma a comunidade Taking It Global!A tig é uma organização internacional comandada por jovens interessados em conhecer novas culturas e fazer a diferença para melhorar as suas comunidades local e global! Não conheciamos esta organização, e após esta aula já fomos visitar o seu site para a conhecer melhor.O grupo também propôs à turma encontrar um tema actual para ser incorporado na tig!

Para além de nos familiarizarem com a tig, o grupo também apresentou o tema da escassez de água potável na Etiópia.Um tema que nos impressionou a todos…e ficámos realmente sensibilizados com o gesto! =') Fica aqui o nosso contributo sobre esta causa!

http://www.youtube.com/watch?v=gDtAZkW9O1Q

9a.JPG

AULA SOBRE SEGURANÇA INFORMATICA

Hoje, dia 19 de Outubro tivemos a aula sobre segurança informática.Aprendemos que existem vários tipos de segurança,os seus problemas e vários conceitos como criptografia, as assinaturas digitais, IDS (Intrusion Detection System) entre outros.
Após a explicação da professora, o grupo 6 apresentou à turma vários ataques à segurança como o Spyware, o Trojan Horse e o Phishing. As duas alunas foram capazes de explicar cada conceito recorrendo a vários exemplos o que facilita a compreensão, e ainda nos aconselharam com algumas dicas para nos defendermos destes ataques! No fim, prepararam um jogo para testar os conhecimentos obtidos. A turma toda acertou nas respostas correctas!

hackers.jpg

AULA SOBRE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Bem … tendo sido exposta a matéria toda referente ao tema Desenvolvimento de Software, a mesma não foi bem recepcionada pelos alunos do grupo 4, uma vez que ficámos um pouco confusos e perdidos com o que o grupo 7 tentou transmitir. Falaram baixo, o que prejudicou ainda mais a apresentação e talvez por isso, tenha ficado um pouco confuso ao nosso grupo entender a matéria. No entanto, o jogo que nos propuseram foi divertido e retemos alguns conceitos ! Uma Sopa de letras!

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License